26 de novembro de 2019
Quem trabalha com comércio sabe que algumas datas são fundamentais para aumentar o faturamento. Nesse sentido, a Black Friday 2019 se consolidou no Brasil como a segunda data com maior número de vendas, perdendo apenas para o natal.
A estimativa é que sejam gerados 3,07 bilhões de reais apenas em vendas on-line, uma alta de 18% em relação ao ano de 2018. Por isso, para as empresas é inadmissível ficar de fora desse evento.
No entanto, com o aumento das vendas aumenta também as dificuldades com a logística de estoque, controle de vendas, entre outros. Por isso, contar com softwares que ajudam nesse processo é fundamental.
No artigo de hoje, vamos te mostrar como o seu sistema de ERP pode te ajudar na Black Friday, continue a leitura e fique bem informado.
A sigla ERP vem da do inglês Enterprise Resource Planning. Em tradução livre para o português ERP é um Sistema Integrado de Gestão. Ou seja, é a integração de vários módulos ou sistemas para melhorar a gestão das empresas.
Um sistema básico precisa atuar nas seguintes áreas:
No entanto, como estamos falando de Black Friday, você pode usar o seu sistema de ERP para otimizar os processos de venda nessa data, tendo em vista que os fluxos aumentam consideravelmente.
O principal ponto de atenção durante estas datas de grande movimentação é o estoque. Na perspectiva da Black Friday 2019 ainda mais, tendo em vista o grande volume de transações que é esperado.
Portanto, os chamados sistemas de retaguarda de loja precisam dar a segurança de controlar a entrada e saída de mercadorias, bem como, dar o suporte para políticas de trocas e afins. Ou seja, o seu sistema de ERP precisa contar com um software de controle de estoque seguro e eficaz.
Essa funcionalidade é importante para depois da Black Friday 2019. Isso porque, como ela permite fazer uma análise das vendas feitas durante um determinado período, é possível entender qual produto vendeu mais, qual não teve tanto sucesso e se preparar para os próximos períodos de vendas.
Um bom sistema de ERP permite que você tenha acesso a gráficos e relatórios detalhados o que facilita o processo de análise e faz com que as tomadas de decisões sejam feitas de forma assertiva
O principal motivo para a Black Friday 2019 ser a segunda em vendas no Brasil é o desconto aplicado pelas marcas. Mas, para dar descontos realmente atrativos você precisa negociar com fornecedores e tentar reduzir custos.
Sendo assim, um sistema ERP pode te ajudar a chegar a valores realmente satisfatórios, pois ele permite acompanhar todo o processo de produção e venda de mercadorias e, assim, conseguir atuar na redução de preços.
Além disso é possível acompanhar quais produtos têm boa saída e quais estão ficando encalhados e pensar em ações pontuais de vendas.
Transparência é a palavra-chave da Black Friday 2019. E isso, claro, envolve a emissão de nota fiscal. Portanto, um sistema emissor de Nota Fiscal Eletrônica integrado ao seu sistema de ERP irá facilitar e otimizar o processo de venda e entrega dos produtos.
Vale lembrar que agora a NFC-e também é exigida em quase todos os estados brasileiros. Ou seja, mais um ponto de atenção para a Black Friday.
Outro fator que pode gerar problemas é fazer a contabilidade desse período. Porém, se você utilizar um sistema de ERP, esse processo fica mais fácil.
Isso porque, o software de gestão se integrará com às soluções contábeis do seu contador e as informações serão tratadas de forma segura e rápida.
Contar com um sistema de ERP robusto e eficaz vai te ajudar a melhorar os seu dia a dia e otimizar os processos de venda na Black Friday 2019. Portanto, pesquise e se informe sobre como utilizar essa ferramenta a seu favor!
Ainda não possui um sistema de ERP? Adquira um e comece a se preparar para as vendas de Natal.