Análise de Dados: entenda a importância da Big Data para a contabilidade

A análise de Big Data é muito importante para melhorar a atuação do seu escritório

13 de setembro de 2019

A transformação digital pela qual passamos nos empurra para uma realidade no mínimo desafiadora. Todos os dias, somos bombardeados por uma quantidade absurda de dados que são gerados em redes sociais, sites, blogs e afins.

Uma pesquisa publicada em junho de 2018 pela DOMOS, aponta que são gerados 2,5 quintilhões de dados por dia. Quer mais? Ainda segundo a pesquisa, até 2020 estaremos gerando 1,7 MB por segundo. 

Mas e daí? O que isso tem a haver com o meu escritório de contabilidade? Muito mais do que você imagina. Fazer uma análise de big data – estudo de uma grande quantidade de dados variados, pode trazer vários insumos para você mudar sua forma de atuação no mercado. 

Quer entender melhor tudo isso? Continue a leitura que vamos ter explicar.

Entendendo o Big Data e como ele pode ajudar a contabilidade

Muito se fala em futuro da contabilidade, transformação digital e como a tecnologia vai impactar o modo que vivemos. Uma dessas novas realidades é a convivência com essa gigantesca quantidade de dados. 

O mais inacreditável dessa história é que, segundo a pesquisa da DOMOS, apenas 0,5% de toda essa informação é processada. Ou seja, ainda existe muito campo a ser explorado no que se refere a análise Big Data.

A indústria 4.0 e a contabilidade digital, trouxeram novas ferramentas para dentro dos escritórios de contabilidade. A computação em nuvem e a inteligência artificial são bons exemplos dessa realidade.

Mas se analisarmos bem, além das funcionalidades que cada um se propõe a entregar,  eles geram dados diários que os contadores podem aproveitar.

A partir da análise de big data podemos gerar insumos e conseguir:

  • Segmentar os clientes a partir do seu comportamento em redes sociais, blogs e afins.
  • Compreender o mercado contábil com base na sua atuação e dos clientes, conseguindo, portanto, pensar em novas estratégias de atuação.
  • Entender o negócio do seu cliente e dos concorrentes, conseguindo ajudá-lo em estratégias de gestão, marketing e etc.

Claro que esses são alguns exemplos, porém, com um bom estudo de dados é possível chegar a várias conclusões importantes. 

Continue a leitura que vamos te mostrar como a análise de big data pode melhorar a experiência do usuário e a auditoria contábil. 

As novas formas de atuação contábil

Os escritórios de contabilidade podem aproveitar essa quantidade de informações disponíveis na internet, para melhorar a sua forma de atuar. Um bom exemplo disso é a UX, ou experiência do usuário.

Como já dissemos neste outro artigo postado aqui no blog, a UX é uma importante ferramenta para a retenção de cliente. Para isso, claro, é preciso coletar e analisar dados para entender os desejos e as formas com as quais os seus clientes serão impactados positivamente.

Qual é a melhor forma de atendê-lo? A rotatividade de funcionários da empresa é alta? É hora de investir? Responder a essas perguntas, além de melhorar a gestão do negócio, fará com que ele enxergue valor no seu escritório. 

Auditoria contábil

Essa é uma área de atuação bem vista pelos contadores. Porém, a auditoria simples já está ficando ultrapassada. Agora, com as automatizações de serviços a atividade se concentra nas exceções.

Sendo assim, a análise de big data pode gerar um processo de auditoria contínua com a junção dos resultados alcançados pelo auditor, com as mediações entre os processos e sistemas. Ou seja, os dados podem antecipar possíveis problemas e eles serem tratados antes de chegarem aos órgãos fiscalizadores. 

Espero que tenham entendido a importância da análise de big data e como ela pode ajudar os escritórios de contabilidade. Nesse outro artigo, a gente te explica como calcular o ponto de equilíbrio financeiro do seu cliente. Vale a pena a leitura.

Escrito por

João Vitor Fernandes - Analista de Conteúdo

João Vitor é jornalista, pós-graduado em Marketing para Mídias Sociais e Especialista em Produção de Conteúdo com certificações em Inbound Marketing e Blogues Corporativos. Atualmente atua como Analista de Conteúdo na Mastermaq.

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