Veja os benefícios de um ERP para a sua empresa

A tecnologia tem se tornado uma aliada cada vez mais fiel para as empresas, oferecendo soluções para modernizar e aprimorar as rotinas de trabalho. É nesse contexto que o ERP entra como uma solução voltada para a automação das atividades, planejamento de recursos e melhorias em todas as esferas da gestão.

No artigo de hoje, falaremos sobre os benefícios de um ERP para o seu negócio. Continue a leitura e confira como esse sistema pode ajudar você a conquistar os resultados desejados!

Benefícios de um ERP: maior controle contábil, fiscal e financeiro

A adoção de um sistema de gestão em sua empresa permite que muitas rotinas sejam automatizadas. Assim, diversas tarefas são executadas automaticamente de acordo com a troca de informações. Sempre que há alguma entrada ou saída de recursos da empresa, por exemplo, o software gera rotinas contábeis, fiscais e financeiras, como apropriação de centro de custo, controle da apuração de impostos e fluxo de caixa. Isso ajuda a reduzir consideravelmente o índice de erros informativos, retrabalhos e o tempo de execução de uma atividade.

Gestão de estoque

O estoque é uma área crítica para qualquer empresa que tenha foco na venda de produtos. Além de garantir que a demanda dos clientes serão atendidas, é preciso controlar a rotina para evitar excessos e reduzir os índices de perdas e desperdícios — fatores que influenciam diretamente no aumento dos custos. Nesse sentido, um dos benefícios de um ERP está em controlar muitas rotinas — como entradas e saídas, endereçamento, composição de itens —, além de fazer integração com a legislação tributária.

Com um sistema ERP, você também pode controlar o almoxarifado de materiais para consumo, gerindo melhor as demandas internas e as despesas geradas por ele.

Melhorias nos processos de compras

A adoção de um ERP permite que as cotações sejam realizadas com base em informações mais detalhadas, considerando melhores preços, por exemplo. Com isso, a decisão de compra se torna bem mais ágil e menos burocrática. Da mesma forma, você vai acompanhar os pontos de ressuprimento de estoque, tornando o processo de aquisição mais acertado e evitando problemas como falta ou excesso de mercadorias.

Métodos e inteligência da gestão

Esse também é um dos grandes benefícios de um ERP. Essa melhoria se dá através da captação e organização de um grande volume de dados que são gerados diariamente na rotina de uma empresa. Com isso, você passa a ter mais informações a respeito das suas operações, facilitando a identificação de gargalos e tornando o processo de tomada de decisão ainda mais acertado.

Aumento da vantagem competitiva

Com todas as melhorias e benefícios citados, não há dúvidas: ao adotar um sistema ERP, você consegue elevar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao seus cliente, aumentando sua satisfação e destacando-se em meio aos concorrentes. Isso ajuda no aumento da sua vantagem competitiva, tornando possível se destacar cada vez mais no setor de atuação da sua empresa.

Percebeu como os benefícios de um ERP podem trazer uma excelente relação custo–benefício para o seu negócio? Agora, conheça as 5 operações da sua empresa que esse tipo de sistema precisa integrar!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM