Aumento de produtividade: 6 dicas para render mais no trabalho

Um operador contábil tem um dia a dia muito corrido e cheio de tarefas a serem realizadas. Manter a produção dentro do desejado é fundamental para cumprir com as obrigações, mas às vezes conquistar o aumento de produtividade parece impossível.

Se esse é o seu caso, não se preocupe. Existem algumas ações que você pode colocar em prática e que trazem excelentes resultados. Quer saber quais? Então confira nossas dicas de como render mais no trabalho:

1. Organize o ambiente

Parece óbvio, mas são poucos os que colocam essa dica de fato em prática. Deixar o ambiente organizado no fim do expediente e mantê-lo arrumado mesmo após o recebimento de novos documentos facilita — e muito — o trabalho.

Se sua empresa não adota o método 5S, procure saber a respeito para poder aplicar em sua vida, pois ele traz benefícios para a vida pessoal e profissional. Não manter o local preparado para o dia de trabalho atrasa o serviço e prejudica a produtividade.

2. Planeje as atividades

Quais são seus compromissos para a semana? Existem tarefas urgentes ou prioritárias? Qual é o tempo disponível para realizar cada atividade? Todos os recursos para executar as tarefas estão disponíveis? Qual é a sua meta?

Essas e outras questões devem ser levadas em consideração no momento de planejar sua agenda. Ter os compromissos organizados permite que você tenha o controle sobre seu tempo, defina prioridades e tenha maior autoconhecimento.

É importante frisar que você deve se manter fiel ao que está fazendo — ou seja, pratique uma tarefa por vez. Ser multitarefa e alternar entre várias atividades compromete a produtividade, pois o cérebro não é capaz de focar em várias coisas ao mesmo tempo.

3. Invista em tecnologia para garantir o aumento de produtividade

Apesar de serem normalmente pintadas como vilãs, as tecnologias são as principais aliadas da produtividade. Isso porque elas eliminam processos manuais que demandam muito tempo, melhoram a organização do ambiente, oferecem análises precisas e contribuem de várias outras maneiras.

A ressalva nesse item é que cada empresa deve procurar a ferramenta que atenderá melhor as suas necessidades. A tecnologia que seu concorrente utiliza talvez não seja a mais indicada para sua contabilidade.

Por isso, faça pesquisas de mercado para encontrar o melhor custo-benefício. Após a escolha, garanta que toda a equipe esteja apta para utilizar a plataforma corretamente.

4. Busque capacitação

Quanto mais preparado estivermos para cumprir nossas obrigações, mais produtivos seremos. A capacitação e o treinamentos permitem que as atividades sejam realizadas dentro do padrão e em um intervalo de tempo satisfatório.

O autoconhecimento e a compreensão das tendências do mercado devem ser considerados ao escolher os cursos. Sendo assim, escolha as capacitações que vão te preparar melhor para trabalhar com contabilidade e agregam à sua carreira.

5. Respeite os seus horários

É muito comum encontrar pessoas trabalhando durante o horário de intervalo para almoço, ficando até mais tarde para terminar uma atividade e levando compromissos para terminar em casa.

Se você é uma delas, pare agora mesmo! O corpo e a mente precisam de um tempo para descansar. Pular esses intervalos não te faz mais produtivo e ainda aumenta o estresse.

Manter o planejamento e a organização ajuda a evitar esse erro. Se você é líder do setor contábil, deve dar o exemplo e garantir que seus funcionários respeitem o tempo destinado ao descanso.

6. Elimine as distrações

As redes sociais, a internet e as conversas paralelas atrapalham não somente o desenvolvimento do seu trabalho, mas também o rendimento dos seus colegas.

É importante que você tenha disciplina para garantir a produtividade. Parar a todo o momento para checar o celular ou para contar uma fofoca prejudica a continuidade do raciocínio e põe em risco o planejamento e as metas que você traçou para o seu dia.

O que achou das nossas dicas de como atingir o aumento de produtividade? Se você quer saber mais sobre como render mais no trabalho e como melhorar sua empresa de contabilidade, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de nossos posts.

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM