6 dicas para melhorar o atendimento ao cliente no seu escritório contábil

Muitas pessoas acreditam que o preço e a entrega correta das obrigações são os únicos fatores que influenciam um cliente na hora de decidir qual escritório contábil contratar. Porém, esses não são os únicos pontos que você deve estar atento em seu negócio se seu desejo é captar mais clientes e fidelizar os atuais.

Existem diversos outros aspectos que são extremamente importantes para que o seu público-alvo mantenha uma boa percepção de valor do seu negócio, o que é fundamental para o sucesso do seu escritório. Um desses pontos é o atendimento ao cliente.

Manter os seus clientes satisfeitos em relação ao atendimento que você e os seus colaboradores oferecem é essencial para que eles queiram continuar com os seus serviços, indiquem novos clientes e para que vocês mantenham uma parceria de sucesso.

Quer saber como melhorar o atendimento ao cliente em seu escritório? Confira as 6 dicas que preparamos para você!

1 – Conheça o seu cliente

Antes de tudo, você precisa conhecer o seu cliente. Isso é fundamental para você entender quais são as suas necessidades e, assim, montar um planejamento do atendimento que inclui, inclusive, uma rotina de comunicação constante.

Se você conseguir ter um planejamento individual para cada empresa que atende, melhor ainda! Isso porque você vai precisar revisar esse planejamento de tempos em tempos para adequá-lo e melhorar o seu relacionamento. Nesse sentido, um atendimento personalizado pode garantir maior satisfação e eficiência na resolução dos problemas.

2 – Cultive uma relação de confiança

Para que a parceria com o seu cliente seja de sucesso e ele se sinta à vontade para indicar os seus serviços, é fundamental criar e manter uma relação de confiança. Afinal, é assim que ele vai sentir que a sua empresa está em boas mãos e que o serviço que você oferece realmente vale a pena.

Mas, como fazer isso?

O primeiro passo é demonstrar que você se preocupa com o negócio do seu cliente. Conversar de forma atenciosa, acompanhar as informações da empresa de perto e manter uma comunicação constante são algumas práticas que você deve adotar. Algumas ações simples podem te ajudar muito nesse sentido, como nunca esquecer de assinar os emails que enviar e evitar ao máximo usar mensagens automáticas, por exemplo.

Uma plataforma que se comunique com o seu cliente é uma ótima aliada para te ajudar nessa tarefa! Com esse tipo de ferramenta, fica muito mais fácil ter um atendimento eficiente. Vocês podem trocar arquivos e solicitações, por exemplo, tudo em um mesmo lugar. O seu cliente com certeza vai reconhecer a sua preocupação em manter um bom atendimento, o que gera ótimos resultados para o seu escritório!

3 – Antecipe-se

Outro grande motivo para manter uma comunicação próxima e constante com o seu cliente é porque, assim, você consegue identificar necessidades e problemas para resolvê-los de forma rápida e eficiente. Acompanhando as informações das empresas dos seus clientes de perto e mantendo um relacionamento próximo, você pode orientá-los e desenvolver um atendimento de maior qualidade.

Isso será visto como valor agregado pelo seu cliente e, com certeza, vai fazer a diferença na forma como os seus serviços são vistos. Esse é mais um passo para alcançar o destaque do seu escritório no mercado!

4 – Dê atenção aos feedbacks que você receber

Os feedbacks que você recebe são fundamentais para melhorar o seu atendimento ao cliente, inclusive – e principalmente – os negativos. Mas, não basta apenas receber esses retornos. Você precisa analisá-los com atenção para entender o que deve continuar fazendo no seu atendimento e o que você deve melhorar.

E é um erro desprezar as avaliações recebidas dos clientes mais difíceis, elas podem te fazer notar detalhes importantíssimos que você não estava prestando atenção. Ouça com atenção, analise e aplique as ações que você considerar necessárias para melhorar o seu atendimento ao cliente.

5 – Comunique-se de forma simples

Lembra que falamos da importância da comunicação? Então, não adianta nada se você manter uma rotina de conversas, reuniões ou encontros, mas o seu cliente não entender nada do que você diz! Não se esqueça que o seu cliente não trabalha na mesma área que você, então, ele provavelmente não vai entender quando você usar muitos termos técnicos.

Procure usar uma linguagem simples, sem jargões e de fácil entendimento para o seu cliente. Além de ajudar a manter um bom relacionamento entre vocês, isso ainda torna o seu atendimento mais eficiente. Comunique-se com clareza, sempre!

6 – Mantenha o seu cliente informado

A última dica que temos para você é: oriente o seu cliente. Se já é difícil para os contadores se manterem sempre informados sobre as mudanças na legislação, imagina para o seu cliente saber quais são as obrigações, a importância de manter os documentos organizados e quais são os procedimentos da contabilidade?

Então, ajude o seu cliente a entender os serviços que você oferece. Afinal, essa é a única forma de mostrar o valor das atividades que você desenvolve em seu escritório! Compartilhar materiais – como, por exemplo, os artigos que publicamos aqui em nosso blog – e enviar lembretes são ótimas ideias. Além de demonstrar preocupação com o seu cliente, essas práticas o ajudam a colaborar com as obrigações do escritório.

E, nesse ponto, uma plataforma que facilita a comunicação com o seu cliente também é fundamental! Não deixe de conhecer as vantagens desse tipo de ferramenta para o seu escritório neste artigo que publicamos aqui no blog.

Já está preparado para colocar em prática todas as dicas que separamos para você melhorar o atendimento ao cliente em seu escritório? Então, não perca mais nenhum de nossos conteúdos! Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que preparamos para você alcançar o sucesso em seu negócio!

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