Líder contábil: aprenda a criar uma equipe de alta performance

12 de dezembro de 2016

O dinamismo é uma característica dominante no ambiente de trabalho empresarial. Para não se perder em meio à quantidade de informações que lidamos diariamente, é preciso saber gerir pessoas e suas responsabilidades de maneira construtiva e prática, sem deixar passar nenhum detalhe. Para criar uma equipe de alta performance, o líder deve focar em otimizar ao máximo os processos operacionais da sua empresa, considerando ainda as habilidades de cada colaborador.

Como deve saber, o trabalho de um gestor possui muitas exigências e pressões, mas não se assuste! É possível criar uma boa estrutura para que tudo corra conforme o planejado por você, garantindo um trabalho sólido e a excelência dos resultados. Mais do que possível, esse é um trabalho essencial: afinal, é dessa forma que a empresa se destaca da concorrência e ganha o reconhecimento dos seus clientes.

Desenvolver uma equipe de alta performance é fundamental para qualquer operação empresarial. Por isso, trouxemos aqui algumas dicas que irão ajudar você a otimizar sua liderança e a formar um time cada vez mais competente e competitivo! Confira:

Tenha tempo para sua equipe

O primeiro passo para ter uma equipe de alta performance é ter tempo para se dedicar a ela. No dia a dia, é comum focarmos na operação e esquecermos das pessoas que realizam o trabalho, mas fique atento: elas precisam ser ouvidas e solicitadas.

É importante que o líder contábil acompanhe seus colaboradores para saber como eles estão realizando suas tarefas, sanando os possíveis problemas assim que aparecem e mantendo o alinhamento da operação com as estratégias. E essa aproximação do líder traz segurança aos funcionários, pois eles saberão que possuem alguém para contar e isso melhora significativamente seu desempenho. Lembre-se que você está lidando com pessoas, e mostrar reconhecimento é a peça chave para obter bons resultados!

Reconheça o trabalho do outro

Quando trabalhamos com prazer e vestimos a camisa, não medimos esforços para fazer o nosso melhor. Por isso, para que as pessoas se engajem e se dediquem às suas tarefas, elas precisam ser reconhecidas. Quem não gosta de receber um elogio, ou mesmo um bom dia caloroso? Quem não fica feliz ao ser recompensado por um bom trabalho?

Invista no reconhecimento e nas recompensas da sua equipe. Isso não significa que você deve gastar fortunas com o colaborador, mas sim reconhecê-lo por quem ele é e pelo que ele é capaz de fazer. Propicie um ambiente agradável, sem hostilidade e disputas.

Incentive a cooperação

Trabalhar em equipe significa poder contar com cada membro do time para fazer sua parte. Quando todos se esforçam para atingir um objetivo comum, os resultados acabam sendo maiores do que a simples soma do trabalho de cada um.

Reforce para os seus colaboradores que a empresa precisa deles e que eles dependem uns dos outros. Quanto maior a colaboração entre eles em prol do objetivo comum, melhor será o trabalho entregue. Estimule a equipe a se ajudar e a se respeitar, a opinar e aceitar sugestões de maneira horizontal, sem tirar vantagens ou corrigir o outro de maneira pejorativa. Se os esforços se focarem nos resultados, todas as conquistas serão de toda a equipe.

Capacite seus colaboradores

Para conseguir acompanhar todas as novidades do mercado, que se surge exponencialmente, é necessário contínuo aprimoramento. Capacitar os colaboradores ajuda a melhorar seu desempenho conjunto e individual, então procure através de politicas ou programas da empresa, oferecer cursos, treinamentos, oficinas, ciclo de palestras e tudo o que for relevante para o seu negócio. Afinal, quanto mais conhecimento seus funcionários tiverem sobre sua área de atuação, mais ideias eles terão para melhorar suas atividades e mais eles compartilharão boas práticas com os demais.

Automatize o que for possível

Se de um lado a gestão humanizada pode criar um bom clima organizacional, capaz de aumentar o desempenho das esquipes, por outro é preciso automatizar o que for possível para dispor do tempo necessário para se dedicar aos resultados. Tenha em mente que, como líder, é fundamental se valer de ferramentas como softwares e sistemas para otimizar os processos operacionais. Só assim você poderá se preocupar com o o desenvolvimento da sua equipe e com o seu negócio, e seus colaboradores poderão utilizar o tempo otimizado para melhoria da qualidade das entregas.

E você, está pronto para preparar uma equipe de alta performance? Conte pra gente nos comentários como foi o sucesso do seu time!

Escrito por

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

Confira nossos outros posts