5 dicas para realizar uma administração de materiais que evita perdas no varejo

Nós sabemos que nenhum negócio está imune a perdas. Elas são muitas vezes difíceis de prever e acabam se tornando também complicadas de evitar. Mas, no varejo, a prevenção delas é mais do que essencial. O motivo? As lojas perdem anualmente o equivalente a R$ 2,34 bilhões, e tudo poderia ser resolvido com uma boa administração de materiais!

Esse processo é fundamental, afinal ele permite que você gerencie com eficiência os seus processos. Fizemos, então, uma lista com 5 boas dicas para você ficar antenado e conseguir diminuir o máximo de prejuízos possíveis no seu negócio. Se interessou? Continue a leitura e confira todas elas.

1. Compre apenas o necessário

Em primeiro lugar, não compre mais do que o seu negócio realmente precisa. Um dos erros mais comuns que provoca aumento das perdas é elevar o número da oferta de produtos que não costumam ter tanta procura.

Dessa forma, você precisa observar as suas demandas e decidir como atendê-las. Perder mercadorias porque elas estão sobrando é um problema que pode ser minimizado fazendo um planejamento adequado para as necessidades da sua empresa.

2. Guarde as mercadorias de maneira adequada

Preservar os produtos é fundamental para prevenir perdas e, para isso, você precisa fazer a armazenagem adequada. Sendo o estoque um elemento tão importante, separamos alguns critérios referentes a ele que devem ser considerados:

  • A organização do espaço

No seu negócio é necessário ter seus produtos bem organizados. Uma boa administração de materiais é fundamental porque você precisa ter facilidade para achar as mercadorias quando for o momento de efetuar a venda. Se nessa hora você não encontra algo, uma oportunidade é perdida!

Além disso, também é essencial se preocupar com a disposição dos produtos porque você pode perdê-los por maus comportamentos. Um estoque desorganizado aumenta a probabilidade de furtos e, se isso acontecer, você com certeza terá menos chances de perceber. Sabe por que isso acontece? Porque é mais difícil controlar um espaço caótico.

  • A natureza do material

É necessário também observar se os produtos estão bem alinhados no ambiente que você escolheu para a estocagem. Em resumo, é preciso considerar o material que eles são fabricados.

Dependendo, você vai precisar adaptar suas condições de armazenagem para preservar as mercadorias, observando se elas necessitam de um ambiente com determinada temperatura, se podem ser empilhadas sem causar problemas e outras questões que você vai conseguir perceber de acordo com a natureza da sua mercadoria.

   3. Na administração de materiais, fique atento à qualidade dos produtos

Pode parecer óbvio considerar esse item, mas às vezes algumas falhas nas mercadorias acabam passando despercebidas e, ao se dar conta disso, pode ser tarde demais. Por isso, não se esqueça de checar sempre se está tudo em conformidade.

Se for o caso, exija dos fornecedores melhores condições. É extremamente importante que você receba os produtos com a qualidade dentro dos padrões!

   4. Ofereça um treinamento aos seus funcionários

Você sabia que uma boa administração de materiais tem ligação direta com os seus funcionários? Isso porque as perdas de produtos por causa de furtos estão dentro dos motivos que você precisa se preocupar e uma das formas de agir é treinando seus profissionais, afinal, você nem sempre conseguirá ter acesso a tudo o que está acontecendo.

Com um treinamento eficaz, eles vão ser capazes de identificar quando um roubo pode ocorrer, além de entenderem a importância de seu papel nessa prevenção, reduzindo os furtos internos e externos. Dessa forma, as perdas podem ser reduzidas, em grande parte das vezes, com uma atenção maior.

    5. Faça avaliações periódicas

Realizar inventários em determinados momentos também é muito importante para a administração de materiais e ajuda a entender como está o estoque, o que é muito necessário para conseguir evitar que os seus produtos se percam. É importante registrar tudo o que entra e sai e acompanhar essa movimentação. Com essas avaliações temporárias, você consegue direcionar o que mais precisa de atenção e se organizar antecipadamente para evitar problemas.

Agora você tem dicas preciosas para te ajudar a diminuir as perdas de produtos e, consequentemente, os prejuízos que elas trazem para o seu negócio! Acompanhe a gente no Facebook e no LinkedIn e receba mais conteúdos que vão ajudar o seu negócio a ficar cada vez mais forte.

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM