5 operações da sua empresa que um sistema ERP precisa integrar

Compras, vendas, controle de estoque, cálculo de tributos e folhas de pagamento: o dia a dia de uma empresa gera um volume imenso de informações. Registrar e contabilizar tudo isso consome horas de tarefas burocráticas e repetitivas, mas, não precisa ser assim. Hoje você vai descobrir como um sistema ERP integrado pode agilizar essas atividades e aumentar a produtividade da sua empresa!

Ficou curioso para saber como? Nós vamos contar quais são as 5 operações de uma empresa que um ERP precisa integrar para garantir uma gestão otimizada. Continue a leitura deste post e descubra como isso é possível.

1. Gestão de pessoal

Entre as funções do RH, está a responsabilidade de criar iniciativas para manter os funcionários satisfeitos e produtivos, realizar processos de recrutamento e seleção, participar das decisões junto à diretoria da empresa e promover o desenvolvimento dos colaboradores.

Porém, como dar a atenção que a gestão de pessoas exige quando grande parte da rotina é consumida por questões burocráticas?

A elaboração da folha de pagamento, cálculo e encaminhamento de encargos trabalhistas e outras tarefas repetitivas podem impedir a atuação estratégica do RH. A solução para lidar com este grande volume de dados de forma ágil e precisa é recorrer à tecnologia.

Com um sistema ERP eficiente, o setor tem as ferramentas necessárias para automatizar várias tarefas, como:

  • apuração de presença com integração online aos relógios de ponto, com alta flexibilidade para quadro de horários;
  • controle de banco de horas, justificativas e ocorrências;
  • geração de folha de pagamento de forma automática com a ajuda de fatos geradores, incluindo informações sobre o pagamento de vale-transporte, vale-alimentação e comissões;
  • capacidade de adaptação a cenários de alta complexidade e rotatividade;
  • possibilidade de importação de grandes volumes de dados.

2. Gestão contábil

Este é um dos setores mais beneficiados pela utilização de um sistema ERP. Sua automação elimina a necessidade do preenchimento manual de informações e gera uma economia considerável para a sua empresa.

Com um ERP, sua empresa dispensa a necessidade de manter um grupo grande de colaboradores para fazer as tarefas burocráticas deste departamento. O ERP permite:

  • geração automática da contabilidade a partir de processos de vendas, operações financeiras, entrada e saída de materiais e lançamentos de outros departamentos;
  • eliminação de erros relacionados a falhas na escrituração e registro equivocado de dados;
  • suporte à contabilidade gerencial;
  • escrituração fiscal automática a partir das compras e vendas realizadas, bem como a geração das obrigações federais, estaduais e municipais;
  • apuração de impostos e geração automática de guias.

3. Gestão de entrada de mercadorias

Uma gestão de compras eficiente é importantíssima para a saúde financeira de uma empresa. O estoque precisa ser controlado de forma que haja um equilíbrio perfeito entre entradas e saídas para evitar tanto a ruptura quanto o comprometimento do capital ou eventuais prejuízos.

Por isso, esse controle precisa ser muito preciso e, mais que isso, você precisa ter uma noção exata do consumo interno, desde a recepção da mercadoria até o seu destino final.

Neste aspecto, um ERP pode ser muito útil, pois:

  • ele controla as despesas da empresa e gerencia o estoque dos materiais de consumo interno;
  • permite a apuração e evolução de gastos por cliente, área ou projetos;
  • calcula automaticamente os pontos de reposição do estoque e faz o provisionamento de entrega para a área de materiais;
  • integra dados com a gestão financeira;
  • realiza a gestão do patrimônio da sua empresa e calcula inclusive a depreciação dos bens de acordo com a taxa estabelecida pela Receita Federal;
  • permite cotar o mesmo produto com 10 fornecedores diferentes para definir a compra mais vantajosa, te garantindo uma redução de custos.

4. Gestão de saída de mercadorias

Já imaginou a possibilidade de uma única ação, como a venda de uma mercadoria ou um pedido feito pelo cliente, gerar todos os desdobramentos e operações necessários ao controle, registro e interações com os outros setores? Um sistema ERP integrado pode fazer isso!

Um ERP desencadeia automaticamente todos os processos relacionados a venda, que vão desde o controle de contratos, orçamentos, pedidos e ordens de serviços até trabalhos conectado com outras áreas da empresa. Assim o vendedor não corre o risco de oferecer uma mercadoria que não existe no estoque ou oferecer um prazo impraticável para a empresa.

A partir da venda, o sistema emite notas fiscais e permite a gestão dos documentos emitidos, autorizados, cancelados ou denegados. Ele ainda faz a atualização imediata do estoque, realizando as operações de acordo com a legislação fiscal e tributária.

5. Gestão financeira

Não foi por acaso que escolhemos falar da gestão financeira por último. A gestão desse setor envolve muito mais que o pagamento e recebimento de contas.

Ao mesmo tempo que a gestão financeira envolve tarefas burocráticas como o fluxo de caixa, controle de contas a pagar e receber, cobranças bancárias e outras rotinas tradicionais, ela precisa contemplar uma visão mais estratégica do negócio.

Porém, no dia a dia da gestão de uma empresa, nem sempre é fácil tomar decisões estratégicas, especialmente quando te faltam dados para embasar a melhor decisão.

Quando os controles são realizados por meio de planilhas ou outras espécies de registros, a reunião e seleção de dados para a elaboração de relatórios pode ser muito trabalhosa.

Para evitar esse tipo de tarefa ou usar tempo dos colaboradores para a elaboração de relatórios, muitos gestores acabam deixando de analisar dados para tomar decisões e acabam agindo de acordo com a sua intuição ou experiência.

Um sistema ERP soluciona esse problema. Com poucos cliques, você consegue selecionar as informações que considerar relevantes nos módulos dos diferentes setores e ter um relatório gerencial completo em poucos minutos.

Portanto, o sistema ERP garante o acesso irrestrito e integrado a todas as informações referentes aos diferentes setores do seu negócio: gastos com o pessoal, estoque, vendas, fluxo de mercadorias ou qualquer outro dado que você precisar!

Agora que você já sabe como a integração do sistema ERP pode melhorar essas 5 operações de sua empresa, saiba mais sobre o MasterERP, a solução da Mastermaq para a sua empresa. Não perca tempo, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

LEIA TAMBÉM