Esclareça as 5 dúvidas sobre ERP mais constantes

Integração de dados, automação de processos, otimização do tempo e de recursos, redução de erros: os softwares têm sido apontados como a grande solução para a gestão de empresas. Mas será que tudo isso é verdade? Se você ainda tem ressalvas quanto a esse recurso e não sabe como ele pode facilitar a administração do seu negócio, veio ao lugar certo. Hoje, nós vamos tirar suas dúvidas sobre ERP e esclarecer alguns pontos importantes sobre essa ferramenta.

A seguir, você vai descobrir como funciona um ERP, que empresas podem se beneficiar desse recurso e como acontece o seu processo de implementação. Continue a leitura e descubra como um ERP pode tornar a gestão do seu negócio mais segura, simples e eficaz!

O que é um ERP?

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um tipo de software desenvolvido para auxiliar na gestão empresarial. Ele integra os dados de vários setores da empresa (como faturamento, financeiro, estoque, planejamento tributário, folha de pagamento, etc) em um único recurso, facilitando o acesso e o cruzamento de informações.

De que forma o ERP pode ser usado?

Por ser um sistema integrado, o ERP permite a automatização de funções e, consequentemente, a otimização do tempo do gestor e dos colaboradores. Isso faz com que essas pessoas possam desenvolver atividades mais produtivas dentro da sua empresa.

O sistema contempla módulos que atendem aos diferentes setores do seu empreendimento, como vendas, compras, financeiro, RH, estoque, etc. Quando você insere os dados, as informações ficam disponíveis automaticamente para todos os setores para os quais elas são relevantes.

Ou seja, quando o vendedor faz um pedido e fatura um produto, essa informação é automaticamente utilizada para atualizar o controle de estoque, compor o faturamento e calcular os tributos pagos naquele período, tudo de forma automática, a partir de uma única ação.

O ERP é útil para quais tipos de negócios?

Agilizar as atividades, reduzir erros e retrabalho, otimizar o tempo com a automação de processos e gerar economia são benefícios úteis para qualquer tipo de negócio.

No entanto, entre os negócios mais beneficiados por ERPs estão as Pequenas e Médias Empresas (PMEs). É fundamental que elas otimizem seus processos, até porque não é possível contar com uma equipe grande para a realização de tarefas burocráticas.

Com o ERP à frente de todas essas atividades repetitivas, a sua equipe consegue focar a atenção no atendimento ao cliente, vendas, produção e aperfeiçoamento de produtos e serviços. Evidentemente, essas ações geram aumento no faturamento.

Como o ERP é implementado?

Durante a implementação de um ERP, pode ser necessário alterar um pouco a rotina e o fluxo de tarefas diárias. Porém, esse processo pode ser muito tranquilo quando o fornecedor do software é confiável e oferece o suporte necessário neste momento.

É importante pesquisar bem o fornecedor e escolher uma equipe que prepare a sua empresa para essa transição. Quando a sua empresa propõe um calendário detalhado explicando as etapas da implementação, estabelece prazos para a conclusão, acompanha esse processo e orienta os colaboradores sobre a preparação e utilização do software, o transtorno temporário se converte em inúmeros benefícios.

Um ERP é realmente seguro?

A utilização de um ERP é um procedimento que trará muita segurança para o seu negócio. Por isso, é importante que você procure um fornecedor que entenda que a segurança é um dos pontos fortes da sua empresa, investindo um valor considerável no desenvolvimento de medidas com esta finalidade e contando com os melhores especialistas do mercado.

Os sistemas possuem mecanismos de backup que preservam dados, fazendo com que possíveis danos nas máquinas da sua empresa (como quebra, furto, contaminação por vírus) não afetem os registros já feitos.

Além disso, o ERP é uma alternativa extremamente confiável para evitar a perda ou sequestro de dados. Ao adquirir o software, sua empresa escapa de armadilhas encontradas em programas ilegais ou de fontes não confiáveis, como muitas opções gratuitas disponíveis.

Essas opções pouco confiáveis estão sujeitas a permitir a infecção de seus computadores por malwares capazes de destruir arquivos ou sequestrar dados importantes, prejudicando a operação do seu negócio.

E então, conseguimos responder suas dúvidas sobre ERP? Gostou do post ou tem outras perguntas? Conte pra gente aqui nos comentários e participe da conversa!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM