1 ano de home office: os desafios dos escritórios contábeis

Tivemos que nos adaptar ao novo normal, mas quais foram as mudanças na vida do contador durante esse ano de pandemia?

24 de março de 2021

Já completou 1 ano desde que a pandemia do Covid chegou no Brasil. Com isso, tivemos que nos adaptar ao novo normal e isso gerou uma série de mudanças no ecossistema contábil. Uma dessas mudanças foi a adesão ao home office. 

Mas como podemos seguir em meio aos desafios que o mundo está vivendo? Preparamos um conteúdo para falarmos sobre esse assunto. Continue a leitura!

 

Retrospectiva

 

No dia 26 de fevereiro de 2020 foi registrado o primeiro caso de Covid-19 no Brasil. Não demorou muito para a doença se alastrar e em março foi anunciado que já estávamos com casos de contaminação comunitária. 

 

Em meio ao caos e incertezas, o Governo precisou tomar medidas para controlar a propagação do vírus, para reduzir o número de contaminados e de mortes pelo novo coronavírus. Nesse sentido, uma dessas medidas foi o afastamento social. Mas a situação piorou e foi decretado o fechamento do comércio, onde somente o que era considerado serviços essenciais, como farmácias e supermercados, poderiam abrir. 

 

Consequentemente, isso gerou um colapso na economia do Brasil. Segundo pesquisa do IBGE (Instituto de Geografia e Estatística, a taxa de desemprego chegou a 14,4% no final do trimestre encerrado em agosto de 2020. Foi a maior taxa já registrada desde 2012. 

 

Contudo, foi preciso readaptar a essa realidade. Foi então que o home office chegou com mais força. Mas antes de começarmos a falar sobre o home office, vamos relembrar algumas medidas que foram tomadas pelo governo federal na tentativa de amenizar a situação e não entrarmos em um colapso econômico.

 

Banco de horas 

Já era costume a junção de horas para serem compensadas no final do ano para os funcionários de uma empresa. Devido a pandemia, foi criada entre 22 de março a 19 de julho de 2020 a MP 927. 

 

Essa medida permitiu que os bancos de horas fossem compensados em até 18 meses, incluindo também as horas não trabalhadas. 

 

Folha de pagamento 

Outra medida para auxiliar as pequenas e médias empresas foi a liberação de linha de crédito para MPEs ou adesão do BEm, em que as empresas poderiam reduzir proporcionalmente a jornada de trabalho e de salário dos funcionários ou suspender temporariamente o contrato de trabalho.

 

Fundo de garantia 

A MP 927 também possibilitou a suspensão do FGTS por 90 dias ou o parcelamento do mesmo, sem multas, das competências de março, abril e maio de 2020. Essa alternativa teve como objetivo ajudar o empresário brasileiro. 


Férias antecipadas

Com o isolamento social, uma medida que muitas empresas adotaram foi a antecipação das férias, mesmo dos funcionários que ainda não tinham completado o tempo mínimo de 12 meses. Além da antecipação das férias, a MP 927 permitiu às empresas pagarem o adicional de 1/3 das férias após sua concessão, até o dia 20 de dezembro de 2020.

 

Dificuldades na contabilidade 

Durante a pandemia em 2020, que se estende para esse ano também, o setor contábil passou por algumas dificuldades. Muitas delas relacionadas à jornada de trabalho, mas não podemos deixar de lado a crise financeira que também foi um obstáculo para a contabilidade. 

 

Altos e baixos 

Como dito anteriormente, a crise afetou a todos e muitos escritórios se viram numa situação complicada. Muitos serviços prestados pela contabilidade foram rescindidos, pois a própria pessoa poderia fazê-lo, como por exemplo o Imposto de Renda. 

 

Em contrapartida, tivemos também um aumento significativo em alguns escritórios. Muitas empresas, preocupadas com o futuro do seu negócio, perceberam a importância de investir numa gestão eficiente. Dessa forma, os escritórios que investiram em consultoria conseguiram aumentar a sua carteira de clientes. 

 

Mudanças constantes 

Já sabemos que o Brasil possui uma legislação volátil, ou seja, está mudando frequentemente. Porém, durante a pandemia, foi preciso ajustar muitas questões na legislação do país. Como citado no tópico anterior, foram estabelecidas várias medidas provisórias para sobrevivermos à crise. Isso gerou mais demandas de trabalho e consequentemente uma sobrecarga ao contador. 

 

Certamente uma sobrecarga de trabalho num momento de incerteza não é nada animadora. Por isso, os contadores precisaram de muita disciplina e disposição para conseguirem entregar todas as obrigações em dia.

 

Aumento das inadimplências 

Outra consequência que esse momento trouxe aos escritórios de contabilidade foi os pagamentos dos seus clientes. Devido à crise, a inadimplência aumentou consideravelmente, uma vez que restaurantes, bares, o turismo, entre outros setores, sofreram muito com a pandemia. 

 

1 ano… Novo normal? 

O ano de 2021 chegou e a situação em relação à pandemia não melhorou. A vacinação já começou, mas está caminhando a passos lentos. Ainda é um mistério quando vamos voltar ao normal, mas o que sabemos é que existe um “novo normal”. 

 

Com o afastamento social, foi imprescindível adaptarmos às mudanças. O home office foi uma alternativa eficaz que ajudou muitos contadores a se manterem durante a pandemia. Mas como aderir ao home office? Quais são os impactos desse modelo de trabalho? 

 

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Montar um escritório em casa pode ser mais simples do que se imagina, basta ter um planejamento e saber aproveitar o que é oferecido no mercado. Nesse sentido, o home office oferece algumas vantagens. 

 

  • Ganho de tempo: Você já parou para pensar o tempo que é gasto no trânsito se deslocando para algum lugar? Com o home office, você economiza muito o seu tempo;
  • Produtividade: Por incrível que pareça, trabalhar em casa gera mais produtividade, pois o funcionário consegue se adaptar aos horários que melhor se encaixam em sua rotina;
  • Economia: Os empregadores não precisam se preocupar com estrutura e serviços gerais, como água e luz. Além disso, o funcionário pode ter o conforto de comer uma comida caseira e isso sem contar que não terão gastos com transporte. 

E como posso aderir ao home office? 

Não se esqueça que já demos 10 dicas para otimizar o seu trabalho remoto. Mas algo importante para que seu escritório funcione com excelência é o investimento em softwares integrados e em uma estrutura para te auxiliar durante o seu trabalho. 

 

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Até a próxima!

Escrito por

Michele Ribeiro - Analista de Conteúdo

Michele é graduada em comunicação social – Jornalismo e possui certificações em marketing digital, marketing para redes sociais e customer success. Atua como Analista de Conteúdo na Mastermaq.

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