Sistema para escritório de contabilidade: como escolher um?

Apostar em um sistema para escritório de contabilidade é, sem dúvida, uma das melhores formas de ganhar em eficiência. Afinal, quando se trata de tráfego de dados contábeis, segurança, rapidez e praticidade são as palavras de ordem para a execução eficiente dos processos em um escritório.

Os tributos são apurados automaticamente e as legislações tributárias, fiscais e contábeis são regularmente atualizadas. Tudo isso sem contar a segurança dos dados, já que o recurso é praticamente blindado contra qualquer tipo de vazamento ou invasão de informações.

Mas como escolher um sistema para escritório de contabilidade que atenda a todas as necessidades do seu dia a dia? É o que explicaremos no post de hoje. Acompanhe!

Avalie as integrações do sistema para escritório de contabilidade

Embora muitas vezes o preço fale mais alto durante a escolha de um sistema para um escritório de contabilidade, é preciso entender que esse não é o único fator que deve pautar a sua decisão. É necessário avaliar a relação custo-benefício na hora da escolha, observando se o sistema é capaz de atender às necessidades do negócio.

Uma solução de integração contábil é a melhor maneira de eliminar processos manuais. Imagine o tempo que um funcionário gasta ligando para o cliente para requisitar notas fiscais, extratos bancários e outros documentos, como comprovante de pagamento do INSS, FGTS, IR, etc. Complicado, né?

Com isso, fica clara a importância de procurar um software contábil que permita a integração com outros tipos de plataforma e entre diferentes módulos, como áreas tributárias, de contabilidade e folha de pagamento.

Com todas as informações integradas e compartilhadas em um só lugar, dados fiscais e contábeis podem ser extraídos do cliente e importados diretamente para o sistema no formato (layout) adequado. Isso torna a rotina de gestão do escritório contábil mais ágil, segura e produtiva.

Analise quais funcionalidades seu escritório precisa

Softwares de contabilidade são fáceis de encontrar e muitas opções são disponibilizadas até mesmo gratuitamente.

Mas será que esses sistemas atendem a todas as necessidades do negócio? Será que possuem todas as funcionalidades necessárias para a execução da rotina contábil? Pois é, se você escolhe um software pelo preço, pode estar caindo numa armadilha.

A primeira coisa que você precisa saber é que um sistema de gestão contábil é modular. Isso significa que você pode implementar módulos direcionados à rotina do escritório e investir de forma racional naquilo que realmente necessita: módulo contábil, fiscal, de patrimônio, de tributos e tantos outros.

Fique atento ao suporte prestado pela empresa fornecedora

A implementação de um sistema para escritório de contabilidade é um processo que altera a rotina e o fluxo de tarefas diárias, direta ou indiretamente. Por isso, é importante ficar atento ao suporte prestado pela empresa fornecedora do software.

Assim, a escolha de um fornecedor que atenda com qualidade às necessidades do seu negócio e seja referência no mercado são aspectos principais que devem ser levados em conta antes mesmo da implementação.

Exija do fornecedor um calendário detalhado sobre as etapas de implementação, os prazos de conclusão, bem como o treinamento para adequar os colaboradores às novas funcionalidades e o constante suporte técnico.

Durante a escolha de um fornecedor, leve em consideração:

  • Suporte: se possui técnicos especializados e estrutura de treinamento e capacitação para os colaboradores em relação ao sistema;
  • Integração: se oferece integração entre os módulos, de forma a compartilhar informações entre os usuários;
  • Atualização: se o sistema oferecido atende aos requisitos legais e oferece atualizações constantes da legislação.

E você, está pensando em contratar um sistema para escritório de contabilidade? Entre em contato conosco e descubra como nossas soluções podem ajudá-lo!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM