Tendências do novo normal na gestão e na contabilidade

O que pode se esperar do mercado pós-pandemia?

27 de julho de 2020

O novo coronavírus está transformando a população como um todo e principalmente as corporações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Surgem novas tendências e necessidades, o mercado e o relacionamento com o cliente mudam, gerando consequências no gerenciamento de cada empresa. Com isso, ouvimos muito falar do novo normal, mas afinal, o que isso significa?

O termo não é novo. A empresa americana McKinsey & Company por exemplo, já o utilizava no pós-crise de 2008, referindo-se às posturas dos Estados Unidos. Nos dias de hoje, ele tem seu significado voltado ao modo como funcionará a sociedade após o fim da pandemia, o que fará parte da nossa rotina e o que será considerado normal.

O novo pode assustar e fazer com que apareçam algumas dúvidas e incertezas, mas é possível estudá-lo para nos adaptarmos à nova realidade e analisarmos oportunidades.

No artigo de hoje, vou te mostrar algumas tendências do “novo normal” e como ele irá impactar no mundo empresarial. Vamos nessa?

Home office

O home office já era uma tendência que vinha avançando nos últimos tempos, mas o isolamento social acelerou e aumentou esse modo de trabalho. Muitas empresas viram a necessidade de introduzi-lo, já que foi preciso continuar suas atividades mesmo que de forma remota. 

Segundo pesquisas do ISE Business School, 65% das brasileiras e 35% das multinacionais não apresentavam esse método como forma de trabalho antes da pandemia. Em junho, esses números já são bem diferentes, 52% das empresas nacionais e familiares, e 74% das multinacionais  deixaram seus escritórios e adotaram o home office como forma de trabalho. 

Trabalhar de casa pode apresentar muitas vantagens, como por exemplo:

  • ganho do tempo que seria utilizado no transporte para a empresa;
  • economia para a empresa, que não gasta com estrutura, transporte e alimentação para seu funcionário; 
  • maior produtividade, já que muitas vezes o profissional pode escolher seu horário de trabalho;
  • comodidade por estar em casa; 
  • maior flexibilidade para cumprir suas tarefas.

É importante lembrar que, mesmo estando em casa, é necessário manter uma rotina de trabalho. Não se esqueça que aqui nós já demos 10 dicas para otimizar o seu trabalho remoto

Digitalização do mercado

Não é de hoje que observamos uma tendência à digitalização global. Cada vez mais os processos acontecem de forma online, ou necessitam de alguma ferramenta que está inserida nesse meio. Desde reuniões, assinaturas de contrato e até vendas, tudo acontece no mundo digital. 

De acordo com o MCC-ENET (conjunto de indicadores de vendas do mercado online brasileiro), o e-commerce em maio de 2020 no Brasil aumentou 137,35% em relação ao mesmo período no ano passado. Mesmo que esse número seja influenciado pelo fato de estarmos em isolamento social, podemos perceber que os brasileiros estão perdendo o medo ou preconceito que tinham com as vendas online e que essa é uma forte tendência no novo normal

A presença das marcas nas redes sociais nunca foi tão necessária. Criar estratégias para essas plataformas é muito importante neste momento. Cada vez mais todos estamos conectados e as redes se tornam relevantes canais de venda, engajamento e fidelização de clientes.

Além disso, muitas organizações utilizam a Cloud Computing para possibilitar o trabalho mesmo em isolamento social. A solução ainda causa algumas dúvidas e inseguranças, mas tende a se tornar cada vez mais comum, já que acompanha outras tendências do novo normal.

Por estarmos vivendo uma verdadeira revolução digital, é totalmente pertinente que a sua empresa acompanhe de perto esse processo, criando estratégias e utilizando ferramentas que façam sentido para o negócio.

Para entender melhor sobre esse processo de revolução digital e como a tecnologia pode ajudar neste contexto, nós preparamos um podcast com o consultor de negócios da Mastermaq, Helbert Macedo. É só apertar o Play e escutar.

Novo normal contábil

Uma área que está sendo impactada diretamente com toda essa transformação da tecnologia é a contabilidade. Nesse momento de grande mudança no mundo, é importante estar atualizado e acompanhando as tendências do setor. Algumas alternativas para gerenciamento financeiro já eram utilizadas, mas também tiveram uma busca maior no período da pandemia. 

Uso de softwares

O software de contabilidade possibilita a automatização dos processos e garante a conformidade com as questões legais, além de tornar o acesso aos dados da empresa mais prático, já que acontece de qualquer lugar e horário.

Apresentar essa ferramenta é uma maneira eficaz de avaliar a segurança da sua empresa e poder analisar resultados propondo melhorias. As mudanças acontecem rapidamente e, frente a necessidade de manter a saúde financeira e produtividade do seu negócio em meio à elas, o software é uma forte tendência do novo normal.

Integração entre sistemas

Hoje em dia, a tecnologia na contabilidade pode transformar seu negócio. Os sistemas integrados, assim como os softwares, otimizam o tempo, tornam o acesso a dados muito mais prático e ágil, podendo impactar diretamente no sucesso do seu escritório. 

Os dados cruzados também  auxiliam no monitoramento, na compreensão, e na análise dos resultados, possibilitando uma tomada de decisão certeira. É interessante fazer o seu uso juntamente com softwares pois esses dois juntos facilitam ainda mais na gestão do negócio, sendo essencial para os escritórios do futuro.

BPO financeiro  

Não é novidade ouvirmos falar que o BPO financeiro é uma ótima ferramenta para o futuro da contabilidade, certo?

Terceirizar os serviços de controle financeiro de uma empresa pode ser uma ótima alternativa para quem busca lidar com menos burocracia. Um contador pode te ajudar bastante por estar mais habituado com o mercado financeiro, criando as melhores práticas e estratégias.

Com a pandemia da Covid-19, diversas empresas vivem situações complicadas, geradas pela crise que estamos passando. Por esse motivo, as questões financeiras recebem mais atenção e o BPO financeiro acaba sendo uma oportunidade segura e simples para a gestão.

O que esperar de cada colaborador 

Novas competências serão exigidas de cada funcionário. O meio a nossa volta mudou e por isso vai ser necessária uma mudança interna de cada indivíduo. Resiliência, disciplina, responsabilidade, principalmente daqueles que vão aderir ao home office como forma de trabalho, serão características imprescindíveis.  Profissionais realmente capazes de analisar tendências e se adaptarem ao “novo normal”, ganharão ainda mais destaque.  

Planejamento é essencial

Agora que você já identificou e entendeu um pouco mais do que é o “novo normal” no ambiente empresarial, é importante estar sempre acompanhando as tendências. São muitas ferramentas, mudanças e adaptações e por isso, é muito importante que haja planejamento e se estude quais podem ser aplicadas e vão fazer parte das estratégias  de sua empresa. Nesse momento, um bom líder também faz diferença!

É claro que as coisas vão mudar no pós pandemia. Por isso, estruturar bem sua empresa é essencial para entregar os desafios. Baixe o nosso guia de PME’s e entenda como melhorar os seus negócios. 

Escrito por

Manuela Batitucci - Estagiária de Marketing

Manuela é estagiária de conteúdo da Mastermaq sob a supervisão de Júlia Martins, graduada em relações públicas e analista de mídias sociais.

Confira nossos outros posts