Inovação em escritório de contabilidade: 6 dicas assertivas!

Você se preocupa com o processo de inovação em escritório de contabilidade? Pois saiba que você não está sozinho.

Com o constante avanço da tecnologia e a chegada de uma nova geração de startups ao mercado, muitos empresários começaram a procurar uma forma de aproveitar as ferramentas disponíveis para transformar modelos de negócios tradicionais em ambientes que atendam às necessidades do cliente.

Nesse contexto, diversos escritórios de contabilidade reconheceram que não acompanhar essa evolução do mercado é um dos principais erros que podem prejudicar a lucratividade do negócio.

Não é surpresa que os clientes esperam mais de seus contadores hoje, e apegar-se ao passado pode fazer com que seu escritório se torne irrelevante no futuro. Porém, criar uma cultura inovadora nem sempre é fácil. Acompanhe as dicas que preparamos para você superar obstáculos e promover a inovação em seu escritório!

1. Inovação em escritório de contabilidade: crie um ambiente favorável no seu

Inovar não é apenas oferecer novas linhas de serviço, mas também repensar como você estrutura as atividades do seu escritório. Clientes e colaboradores devem ficar confortáveis para compartilhar ideias. A equipe que se sente livre para contribuir é mais produtiva e criativa.

2. Recompense atitudes inovadoras

As maiores inovações vêm de equipes que são recompensadas pelo seu esforço. Por isso, crie um programa de incentivo à inovação.

Você pode, por exemplo, oferecer uma viagem ao fim do ano para o colaborador com o maior número de ideias implementadas, seja para diminuir custos, aumentar a receita, melhorar o ambiente de trabalho ou criar novos serviços.

3. Estimule a colaboração entre os departamentos

Realize treinamentos conjuntos com as equipes de todos os departamentos e incentive que colaboradores de diferentes áreas, formações e habilidades trabalhem juntos na solução de falhas.

Adotar atividades de integração entre as equipes também pode ser um passo importante para a criação de uma cultura inovadora. Afinal, colaboradores que se sentem confortáveis com os colegas de trabalho, além de seguros com seu papel na equipe, estão mais abertos para compartilhar ideias e receber feedbacks.

4. Otimize processos

O sistema tributário brasileiro é muito complexo e exige uma série de obrigações que tomam muito tempo.

Para contornar essa barreira, reúna uma força tarefa com especialistas de todas as áreas do seu escritório, identificando e eliminando processos desnecessários ou desatualizados.

Para isso, escolha um bom sistema que otimize os processos em seu escritório. À essa altura do campeonato, não precisamos nem lembrar que processos manuais desnecessários não tem mais lugar em negócio modernos, não é mesmo?

5. Estreite o relacionamento com o seu cliente

Use a tecnologia para evitar que seus clientes se tornem um gargalo no seu processo de inovação. Isso pode acontecer quando eles não enviam as informações necessárias no prazo certo ou enviam de forma incompleta.

Mas vá além dessa medida. Desloque um funcionário para trabalhar por um período no escritório do cliente, crie um canal de comunicação digital ágil e efetivo, invista em pesquisas de satisfação e realize reuniões periódicas remotamente. Resumindo: faça com que o cliente perceba seu escritório como uma extensão da empresa dele.

6. Agregue valor aos produtos

Se antigamente o contador tinha um perfil totalmente operacional, hoje ele precisa atuar como um consultor de negócios. Portanto, não ofereça apenas números e guias de pagamento: pergunte constantemente aos seus clientes o que eles querem e encontre meios de ajudá-los a atingir suas metas.

Cada vez mais empreendedores estão reconhecendo o valor da inovação em escritório de contabilidade, tornando isso um ponto fundamental da cultura do negócio. Quer saber como escolher o software ideal para te ajudar nisso? Saiba quais são as 7 características indispensáveis para um sistema de gestão contábil!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM