Contador: como aumentar a percepção de valor nos serviços prestados?

Preocupado com o preço que você tem cobrado dos seus clientes? Acha que o seu serviço tem sido pouco remunerado pela qualidade que oferece? Não sabe como argumentar sobre a necessidade de aumentar os valores para poder investir? Talvez você esteja passando por dificuldades para lidar com o que chamamos de percepção de valor.

Para te ajudar a resolver esse problema, preparamos aqui uma série de dicas. Continue a leitura e entenda como colocar cada uma delas em prática!

1. Invista em um sistema de gestão contábil

O primeiro passo para conseguir adotar medidas para aumentar a percepção de valor no seu escritório é otimizando as atividades em seu negócio. Assim, você e sua equipe terão tempo para se dedicar a outras questões importantes, como é o caso do atendimento ao cliente e da capacitação constante dos seus colaboradores.

Com o avanço da tecnologia, é cada vez mais comum encontrar soluções para tornar os processos em seu escritório mais rápidos e eficientes. Por isso, invista em um sistema de gestão contábil otimizado para o seu tipo de negócio. Com ele, você vai poder automatizar diversas atividades em seu escritório, garantindo maior produtividade e melhores resultados para os seus clientes.

2. Treine a sua equipe em busca de capacitação

Para ter uma equipe de qualidade, é preciso mais do que contratar pelo currículo. É necessário preparar o conjunto de colaboradores para alcançar os objetivos do escritório. Para tanto, nada melhor do que criar uma rotina de treinamentos.

A importância do treinamento na contabilidade vai desde a melhoria da performance dos funcionários, reduzindo a taxa de rotatividade, até a criação de um ambiente interno mais agradável e preparado para tornar o seu serviço mais competitivo no mercado. A consequência é uma impressão mais positiva do seu trabalho pelo cliente.

Seja para adequar todos à internacionalização das normas contábeis, seja para lidar com ferramentas novas, entrosar os colaboradores ou compreender melhor as exigências legais, invista sempre em treinamento e capacitação.

3. Aposte em ações de comunicação e marketing

Faça o seu cliente conhecer a sua boa fama. Se o seu escritório tem um diferencial ou se você tem conquistado um espaço cada vez maior no mercado, divulgue. Não guarde para si mesmo essa informação, pois ela é extremamente útil para o desenvolvimento dos negócios.

Procure clientes capazes de alavancar o seu crescimento nos canais onde eles se encontram. Uma das ações mais poderosas desenvolvida pelas grandes empresas é criar a oportunidade, e não ficar esperando ela chegar. Sendo assim, use estratégias de marketing para os benefícios de investir no seu trabalho chegar aos ouvidos do seu público.

4. Trabalhe com o pós-venda para gerar percepção de valor

Existem motivos fortes o bastante para que você invista no pós-venda do seu escritório. O primeiro deles é que conquistar um novo cliente costuma ser muito mais difícil do que manter um atual.

Aliás, é célebre a frase de Philip Kotler, conhecido como o guru do marketing, que diz que conquistar um cliente custa cinco a sete vezes mais do que manter um atual. Sendo assim, o primeiro motivo para investir no pós-venda é que com ele você gera economia.

Além disso, um cliente estabelecido é alguém que já foi convencido das capacidades do seu serviço, o que significa que existe uma relação já construída, diferente de quando você lida com clientes em potencial.

5. Atue na assessoria dos seus clientes

Com o aperfeiçoamento das atividades contábeis, tornou-se muito comum o papel do contador consultor dentro das empresas. Muito mais do que simplesmente realizar os serviços burocráticos, esse profissional agora se destaca quando auxilia o gestor em tudo o que diz respeito à tomada de decisão.

Isso se deve à capacidade que os bons profissionais têm de compreender o mercado em que os clientes atuam, identificando oportunidades em função de seus resultados. Afinal de contas, quem melhor do que o contador para dizer se é possível realizar ou não determinado tipo de investimento com riscos menores?

Assim, uma excelente maneira de conseguir gerar valor nos serviços oferecidos é investir na assessoria aos clientes.

6. Compreenda o seu diferencial

Para se destacar no mercado, é preciso sempre um algo mais. Em um momento em que a informação está disponível de maneira fácil na internet, basta o cliente realizar uma pesquisa simples para encontrar dezenas de alternativas para o serviço que precisa.

Sendo assim, como conseguir ocupar o espaço que é o objetivo de tantos concorrentes? A resposta é muito simples: indo em busca de um diferencial, ou seja, daquilo que faz com que o seu trabalho seja visto como único diante de tantas possibilidades.

Mas não pense que isso tem a ver com preço. Quando você pensa assim, dá brecha para uma prática prejudicial aos seus negócios no longo prazo, reduzindo sua margem de lucro e limitando os seus investimentos em treinamento, atendimento e outras ações.

O segredo é buscar no seu próprio trabalho algo que seja único. Esse diferencial pode até fazer com que você cobre mais caro pelos seus serviços, pois fará com que, aos olhos do cliente, o seu serviço tenha mais valor.

Esse tipo de cliente é muito mais interessante do que aquele que procura apenas preço baixo, pois, ao investir num serviço que apresenta maior valor, ele certamente reconhecerá todos os investimentos feitos e se manterá fiel enquanto você seguir qualificando o seu trabalho.

7. Entenda o ponto de vista do cliente

O que o seu cliente quer? Preço baixo? Valor agregado? Exclusividade? Segmentação? Compreender isso faz toda a diferença, pois é o que faz com que você entenda o seu valor para o cliente.

Quando você faz o cálculo da margem de lucro em função dos custos fixos e variáveis, você avalia o quanto pode cobrar, tendo como critério os gastos. Porém, esse tipo de procedimento não considera o todo, ou seja, aquilo que você impacta na vida do cliente, algo que é tão importante quanto os gastos.

Se o seu escritório é capaz de integrar diferentes processos do negócio da empresa, reduzir o retrabalho e, principalmente, gerar economia para o seu cliente, você deve calcular o impacto financeiro do seu serviço para o cliente e, assim, definir o preço para que ele seja justo.

Entendeu como funciona a percepção de valor? Quer saber como um sistema otimizado pode te ajudar nessa tarefa? Confira o artigo que preparamos para você!

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