5 tendências da contabilidade para ficar de olho

Um contador que deseja se destacar no mercado de trabalho deve buscar diferentes formas de atuação, atualização e conhecimento, além de entender e acompanhar as tendências da contabilidade. Mas será que você sabe o que deve procurar para se tornar um profissional diferenciado?

Neste post, você vai conhecer 5 tendências da contabilidade para ficar de olho e entender os principais pontos que podem dar uma guinada na sua carreira. Acompanhe!

1. Especialização de serviços

O mercado de trabalho do contador tem mudado muito nos últimos anos e a diversificação tem sido uma das marcas desta revolução. É preciso que o contador esteja atento às especificidades e às particularidades de alguns tipos de negócio, investindo em cursos, especializações e formas de atender clientes com o diferencial que eles precisam.

Empresas de engenharia

No Brasil, um ramo de atuação que tem se mostrado bastante rentável para os contadores são as empresas de engenharia, que tiveram um grande crescimento e destaque na economia nacional nos últimos anos.

Esse ramo exige a contratação de profissionais da área contábil para contabilização, elaboração de demonstrações e aspectos tributários, trabalhistas e gerenciais, entre outros.

Start-ups

Outra área em franca expansão são as start-ups, representadas, em sua grande maioria, por empresas na área de tecnologia e com estruturas bastante diferenciadas das tradicionais sociedades comerciais.

Terceiro setor e contabilidade ambiental

Além disso, o terceiro setor pode ser uma opção interessante para se focar, já que as organizações sem fins lucrativos vêm buscando a profissionalização em suas demonstrações contábeis e em seus relatórios. A contabilidade ambiental também se destaca como outro ramo inovador, que possui uma necessidade crescente de profissionais com conhecimentos específicos da área.

Consultoria

Os contadores ainda devem ficar de olho em outra das principais tendências da contabilidade, que é a consultoria tanto para pessoas jurídicas quanto para físicas. Afinal, cada vez mais pessoas e empresas buscam serviços especializados para melhoria dos resultados, economia tributária e até mesmo dados objetivos e seguros para o processo de tomada de decisão.

2. Uso da tecnologia

Outra das tendências da contabilidade é o uso crescente da tecnologia. Para a contabilização e elaboração de demonstrações contábeis, o mercado tem apresentado soluções cada vez mais rápidas, modernas, objetivas e inteligentes, que permitem integrar diferentes áreas e possibilitam que o contador tenha um papel cada vez mais de gestor.

Dessa forma, é preciso estar atento às últimas novidades do mercado, às atualizações e às modificações que tornam a rotina contábil mais eficiente não só para o profissional da área, mas também para as empresas atendidas.

Outro ponto de destaque está na geração e no envio de informações tributárias, legais e trabalhistas, como é o caso do SPED, E-Social e outras obrigações que contam com o uso de softwares e programas governamentais.

Tais tecnologias exigem do contador o conhecimento não só de informática, mas ainda dos códigos de envio, classificações e outros detalhes que são exigidos nestas transações. Vale a pena destacar que o contador deverá buscar softwares que façam a intermediação do envio dessas informações e que permitam que este processo seja rápido e seguro.

3. Redes sociais

O uso de redes sociais está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros e com os contadores não poderia ser diferente. Estar inserido neste contexto, divulgando seus trabalhos com ética e buscando novos clientes e mercados, deve ser um dos objetivos dos profissionais da área contábil.

Além das questões éticas, os contadores devem estar preocupados com o bom uso das redes sociais, interagindo de forma rápida e eficiente com possíveis clientes e aqueles que já fazem parte de sua carteira. O profissional também deve buscar a geração de conteúdo de qualidade e que atenda às necessidades dos usuários deste tipo de informação.

4. Retenção de talentos

A retenção de talentos é uma das tendências (e também um dos desafios) de muitas empresas, em especial e do ramo contábil. Profissionais motivados, com conhecimentos técnicos e habilidades gerenciais devem ser valorizados e retidos, já que agregam valor aos serviços prestados, fidelizando e trazendo mais clientes para os escritórios de contabilidade.

Além de investir no treinamento constante e na busca pelo aprimoramento técnico dos funcionários, os escritórios precisam investir em qualidade de vida para seus colaboradores. É preciso oferecer salários compatíveis com as funções e com o mercado de trabalho, de acordo com as exigências e especificidades do trabalho destes profissionais.

5. Fidelização dos clientes

A busca pela fidelização de clientes tem sido uma das grandes constantes no universo contábil. Para isso, os escritórios precisam investir no oferecimento de serviços com valor agregado, com ênfase nas especificidades de determinados negócios e padrões crescentes de eficiência e qualidade.

A diferenciação na gama dos serviços oferecidos também faz parte deste cenário. Escritórios e profissionais atualizados, com conhecimentos profundos, acabam por se destacar. Isso acontece porque a procura por estas características, aliadas ao cumprimento de prazos e preços justos de honorários, é bastante valorizada no mercado contábil.

Os colaboradores também devem ser treinados e incentivados para a manutenção da qualidade na prestação dos serviços contábeis, reconhecendo a importância que cada um dos clientes possui para o negócio como um todo.

6. Conclusão

Neste post, mostramos algumas das tendências da contabilidade para ficar de olho. Você viu que é preciso estar atento às novas áreas de atuação que exigem conhecimento técnico e prático, além de legislação específica.

Outro ponto que merece atenção é o uso de tecnologias, que vão desde a busca e o conhecimento de soluções inteligentes e diferenciadas para auxiliar nas rotinas contábeis até aquelas relativas a programas do governo necessários para a geração e o envio de informações fiscais, legais e trabalhistas.

As redes sociais e a retenção de talentos também aparecem como desafios e oportunidades, merecendo atenção especial dos profissionais que querem se destacar.

Por fim, um dos pontos mais importantes está relacionado à fidelização dos clientes, que necessitam dos trabalhos contábeis e garantem a continuidade do trabalho dos contadores.

E você, gostou de ficar por dentro das tendências da contabilidade que listamos aqui? Quer receber mais conteúdos como esse? Então não deixe de assinar nossa newsletter!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM